(51) 3331-5753

sercrianca@sercrianca.net

BLOG Login

ARTIGOS

07
MAI 2020

QUE MEMÓRIAS TU TENS DA TUA INFÂNCIA?

           A infância é o período no qual construímos as bases que sustentarão tudo o que virá depois, na vida adulta. É também um período mágico, onde o brincar e a imaginação constroem memórias afetivas cheias de significado, que irão perdurar por toda a existência. Ecos da criança que fomos continuam a ressoar dentro de nós no decorrer da vida.

          MEMÓRIAS AFETIVAS são aquelas lembranças que temos dos bons tempos da infância, como por exemplo, um quintal enorme da casa de nossas avós, onde corríamos, brincávamos e “voávamos” no balanço; um doce que nossa mãe nos levava para comer em uma cidade vizinha; um bolinho gostoso, feito por nossa avó, em dias especiais, que ficava armazenado numa lata histórica da família, naquele armário antigo, que tinha um cheiro específico, onde eram guardados os aromas e sabores; a diversão de um banho de rio nas férias de verão na fazenda, com os primos; aquela brincadeira de esconder inesquecível... Enfim, são recordações nostálgicas e cheias de afeto, que todos guardamos dos bons momentos da vida.

         Uma memória afetiva pode se desenvolver a partir de uma percepção sensorial como um odor, um som, uma cor, um carinho, desde que tal percepção esteja ligada a um momento afetivo importante, que certamente foi compartilhado com pessoas essenciais nas nossas vidas, como familiares ou pessoas que fazem parte da nossa intimidade, com quem temos, verdadeiramente, um vínculo. O resgate da memória afetiva é fundamental no nosso processo de desenvolvimento psicológico, de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

          Um momento que levamos para sempre na memória é aquele que valeu a pena, que foi importante, especial, cheio de sentimento e sentido. Momentos que nos enchem de energia e de lembranças deliciosas, daquelas que a gente leva pela vida afora e que, sempre, abrimos um sorriso imenso e cheio de calor, cada vez que nos vêm à cabeça. Momentos que, no futuro, ainda irão fazer sentido e dar contornos às experiências da vida adulta. 

          É muito importante que possamos pensar a respeito de que memórias afetivas nossa família está construindo. Nossas experiências trazem para nossas memórias emoções que perpetuam para sempre, principalmente quando somos crianças. São essas memórias que trazem alento e vitalidade na fase adulta, quando vivemos situações difíceis.               

          A vida cotidiana nos exige muito. São tantas as demandas, que podem nos deixar extremamente cansados e em modo automático, dando-nos a sensação de que a vida está passando e de que nós estamos apenas "sobrevivendo" e cumprindo as tarefas básicas de cuidados com nossos filhos.

          Neste momento histórico e de estresse, em que estamos vivendo limitações impostas pela pandemia causada pelo COVID.19, distanciados da nossa velha rotina, onde cabiam tantos encontros, gratificações, realizações pessoais, trocas afetivas presenciais, pode parecer complexo, mas justo agora, temos uma ótima oportunidade para criarmos memórias com nossos pequenos. E pensemos que isso pode ser fácil e, sobretudo, divertido e delicioso!

          Algumas dicas de como podemos criar lembranças e memórias afetivas positivas:

          NOSSA PRESENÇA É UM PRESENTE: estar com a criança de “corpo e alma”, vivendo o que elas propõem ou o que nós propomos, integralmente e de forma genuína, estabelecendo uma conexão de qualidade, sem a pressão de ter outras coisas para fazer ao mesmo tempo.

         COMPARTILHE SUAS VIVÊNCIAS E LEMBRANÇAS: é muito gostoso compartilhar nossas experiências diárias, o que promove intimidade, vínculo e cumplicidade. As crianças adoram ouvir ”histórias verdadeiras”, aquelas que contamos a partir de nossas lembranças, pois elas têm muito interesse em saber sobre a nossa vida - sobre quem somos - seus maiores amores.

         ESCUTE SEUS FILHOS: atenção e interesse são posturas afetivas, vinculantes, que proporcionam o sentimento de autoestima, de pertencimento, de serem importantes e amados. Encontre algum tempo para escutar as histórias das crianças, que muitas vezes revelam o que pensam e sentem, é uma oportunidade riquíssima de conhecermos e de acompanharmos nossos filhos.

         OUÇA MÚSICA COM SEUS FILHOS: assim nossas vidas terão fundo musical, na medida em que, no futuro associaremos momentos vividos às músicas escutadas em cada época. É importante que escutemos nossas músicas prediletas e a dos nossos filhos. Vamos dançar, cantar alto e dar gargalhadas, pois a felicidade contagia e mostra  às crianças um jeito leve e alegre de viver.

        COMPARTILHE AO MENOS UMA REFEIÇÃO: é um momento importante e afetivo, quando há espaço de trocar, de conversar, o que permite que saibamos uns dos outros, bem como de preparar aquele lanche especial ou a refeição, juntos, quando estamos abertos para este convívio prazeroso. Lembrem que a cozinha, respeitando a segurança, é lugar de amor, sabores, cheiros, que impregnam nossas memórias e nos constituem.

        ABRACE, BEIJE, APERTE “QUEM ESTÁ EM CASA COM VOCÊS”: sempre que adultos e crianças quiserem, abusem da manifestação física de afetos. Elas adoram ser “afofadas” e se sentem amadas e, assim, aprendem sobre esta forma de expressão de amor e afetividade.  

                                                                                                   Sílvia Saenger

Psicóloga Ser Criança

Envie seu comentário