(51) 3331-5753

sercrianca@sercrianca.net

BLOG Login

ARTIGOS

15
JUN 2020

FAIXAS ETÁRIAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

A primeira Infância, de zero a seis anos, é o período mais importante para o desenvolvimento motor, emocional, da linguagem, e de socialização da criança.

 

De 0 a 1 ano:

No primeiro ano de vida do bebê ele experimenta o mundo através dos sentidos. São eles que lhe permitirão a aprender, mas a estimulação exterior é fundamental. Aprender, no primeiro ano não é fácil porque o corpo e as competências cognitivas do bebê ainda estão em desenvolvimento.

 

De 1 a 2 anos:

A criança está no seu período sensório motor. É nesta etapa que ela aprende que suas sensações estão relacionadas às modificações do ambiente.

 

De 2 a 3 anos:

A socialização já é possível, visto que nesta fase, a criança se torna mais curiosa. É observadora e sua linguagem vai evoluindo, sua imaginação não possui limites. Já é capaz de realizar algumas atividades sozinhas, como comer e escovar seus dentes, tudo isso sempre sob o olhar atento de um adulto

 

De 3 a 4 anos:

É com as brincadeiras que a criança começa a perceber as diferenças entre o masculino e o feminino. Também ocorre a manipulação dos órgãos genitais. Essas descobertas devem ser respeitadas, pois fazem parte do desenvolvimento natural das crianças.

 

De 4 a 5 anos:

A agitação corporal é muito presente nesta fase, além disso a criança costuma ser egocêntrica, não aceitando muito bem as críticas. É nesta fase que pode surgir alguns déficits como o de concentração, atenção e hiperatividade, visto que a energia da criança é muito grande levando a uma inquietação muito maior.

 

De 5 a 6 anos:

A criança mostra empenho e entrosamento sobre a rotina da família. Seus pensamentos já ajudam a entender e a procurar pensar antes de falar qualquer coisa. É uma fase que aprecia adquirir algumas responsabilidades, demonstrando na maioria das vezes, uma postura mais séria, independente e responsável. Também já procura modelos nos adultos e os imita com frequência.

 

Gislaine Zamberlan

Coordenadora Pedagógica Ser Criança

Envie seu comentário