(51) 3331-5753

sercrianca@sercrianca.net

BLOG Login

ARTIGOS

05
JAN 2021

ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

O primeiro dia do retorno das férias ou do ingresso na escola pode ser uma mistura de felicidade e medo, conheça as fases de desenvolvimento da criança e como isso pode ser positivo para a vida escolar de seu filho.

Mesmo para aqueles que já frequentam, a adaptação escolar para uma nova etapa pode apresentar dificuldades. Já para aqueles que ainda não frequentaram a escola, o desafio é maior tanto para criança, quanto para os pais e familiares.

Nossa capacidade de adaptação a novas situações não pode ser comparada com os recursos que uma criança tem para se ajustar. Nós temos uma riqueza de experiências que nos permitem vivenciar momentos novos de forma mais suave e tranquila.

Sair de casa e ir para um novo ambiente, com os colegas que nunca viram, com regras diferentes para serem aprendidas e em um lugar estranho, não é fácil. Além do mais, mamãe e papai não estarão o tempo todo lá para dar a mão ou abraçar caso necessitem.

Berçário

Esse estágio da adaptação escolar, talvez seja o mais difícil, principalmente para os pais de primeira viagem, por ser uma faixa etária frágil, muitas inseguranças podem acontecer.

Mas tudo se resolve com o tempo e esse sentimento vai indo embora, nos primeiros dias os bebês choram e estranham o novo lugar, mas com profissionais capacitados que existem na escola, tudo fica mais fácil.

Após a adaptação a criança é inserida no processo educacional, que além de divertido auxilia no desenvolvimento cognitivo.

Pré-Maternal / Maternal

O estágio das descobertas. Os primeiros passos, as primeiras palavras, o desfralde, introdução de novos alimentos, os primeiros conteúdos pedagógicos a serem aprendidos, entre outros estágios de desenvolvimento.

Para a adaptação desse estágio, além da conversa, atitudes como socializar a criança com diferentes pessoas e outras crianças fazem diferença para a adaptação escolar.

Lembre-se que sua insegurança pode ser interpretada de forma negativa e a criança pode reagir mal a esse novo estágio, por isso, comemore pequenas conquistas e ajude seu filho a fortalecer os vínculos de afeto entre vocês.

Jardim

O final da educação infantil se caracteriza pela independência da criança em alguns eixos de seu desenvolvimento que compreende dos 04 aos 06 anos, nela a criança tem maior autonomia na questão cognitiva sendo algumas delas como: vai

ao banheiro sozinha, se alimenta sozinha sem auxílio, pratica atividades físicas de forma individual ou coletiva, participa ativamente das atividades pedagógicas propostas em sala de aula.

Também serve de preparação para o primeiro ano, e consequentemente para a alfabetização, que tem seus primeiros indícios no maternal.

Existem medos comuns na infância que podem fazer seu filho ficar inseguro. Então, a regra do diálogo e da confiança também vale para esse estágio da adaptação escolar.

O papel do professor

O professor tem papel fundamental na adaptação, sempre que possível converse com ele e demonstre suas dúvidas e aflições, ele é um profissional que irá saber lhe orientar de forma adequada com todas as mudanças e novidades, por isso, mostre para a criança que ele pode nutrir elos de confiança e aprendizado perante a essa nova pessoa.

Motivação e encorajamento fazem toda a diferença. Incentive seu filho a compartilhar com você as experiências aprendidas na escola. Isso mostrará alegria e entusiasmo pelo seu progresso.

Lembre-se a criança é o espelho da família, ensine o respeito perante aos outros e principalmente que esse novo lugar, ou nova salinha é um local de aprendizagem e descobertas.

Publicado por https://mundomulheres.com

Adaptação Equipe Ser Criança

Envie seu comentário