(51) 3331-5753

sercrianca@sercrianca.net

BLOG Login

ARTIGOS

10
JAN 2008

Adaptação!

O ingresso na Escola é um momento muito especial na vida das crianças. Uma série de novidades surgem em suas vidas: outro ambiente, pessoas estranhas, alimentos, crianças com quem passam a compartilhar a atenção dos adultos. E tudo isso sem a segurança do colo da mãe ou do pai. É natural, também, que os pais se sintam aflitos por ter de deixar os filhos descobrirem e enfrentarem esse ambiente tão novo sendo ainda pequenos e dependentes dos seus cuidados. Por isso o período de adaptação das crianças, a nova sala, às educadoras e até aos que estão chegando, a nova Escola deve ser cercada de uma “atençãozinha especial”!

Assim, pais e educadores devem apoiar-se neste processo de adaptação, trocando informações importantes sobre os sentimentos e reações das crianças nos momentos que estão em casa e na Escola, buscando proporcionar a todos os envolvidos a formação de vínculos que trarão, naturalmente, a confiança e segurança, necessárias para o desenvolvimento de “nossos pequenos”.

É muito importante a forma como a família, principalmente a mãe, vê as mudanças e entrada do filho na Escola. É comum aos pais sentirem-se inseguros. Às vezes, é mais difícil para os pais se separarem do filho do que para a criança se adaptar ao ambiente da Escola. As mães podem ter sentimentos ambivalentes, conscientes ou inconscientes ao deixar seu filho aos cuidados de outras pessoas, como culpa, ciúmes, medo de que aconteça algo à criança ou de deixar de ser amada por ela.

Algumas mães depois de despedirem-se de seus filhos ficam espiando pela janela ou pela porta. Esse comportamento pode não ser positivo para a adaptação, pois se é percebido pela criança, pode transmitir a insegurança dos familiares e fazê-los pensar: “se minha mãe não confia neste lugar, eu também não vou confiar!” Além disso, pode levá-los a querer ficar com a mãe, reiniciando o processo de separação.

As crianças se adaptam bem à Escola como parte de sua vida, devemos nós, escola-família tornar este processo menos penoso e sim mostrar a importância de SER CRIANÇA em um ambiente acolhedor, saudável e feliz!

Texto elaborado pela Professora Cláudia Masci

Envie seu comentário